Blog do escritor Ferréz

Rússia - Uma juventude inteira

Andar durante 1 hora até Santo Amaro e poder comprar somente um livro de 1 real.
Minha juventude se resumiu a muitos anos assim.
Me deparei com grandes escritores Russos nesses sebos, que tinham livros velhos, com capas rasgadas, mas muitas vezes tão maravilhosos que faziam um menino do Capão Redondo entrar em outro mundo.
Foi assim com Alexander Pushkin, Dostoievski, Tchekhov, Lérmontov, Tolstoi,  Antioch Kantemir, Vasily Trediakovsky e o primeiro que conheci e que desde então nunca mais larguei Máximo Gorki. 
Muitos autores foram perseguidos pelo regime soviético, coisa que deve ter tornado a literatura deles muito mais forte, como é o caso de Ivan Alekseyevich Buni que depois ganhou o prêmio Nobel de Literatura, bom, ainda indico o Alexander Soljenitsin que foi preso num campo de concentração.
Os autores que citei são de várias épocas e estilos diferentes, mas você pode começar com Tchekhov e o próprio Gorki e depois ir para os outros.
Passei por muitos países, mas ainda vejo a hora de chegar no ambiente que criou tantos autores que me fizeram ao menos por algumas horas, sair do cotidiano violento que muitas vezes me magoava tanto. Um dia coloco o pé na Rússia.


Nenhum comentário: